top of page

Maria Paula Vieira

Maria Paula Vieira conta sua história e deixa mensagem inspiracional para o público

maria paula vieira.jpg

Por: Adonis Alonso

Uma das primeiras fotógrafas a se consolidar no mercado artístico brasileiro, Maria Paula Vieira é atriz, modelo, palestrante, jornalista, ativista do coletivo PcD e criadora de conteúdo, com apenas 30 anos.

 

A jornalista conta, que todo o processo de descobrimento da deficiência se deu aos três anos, quando passou a sentir dores enquanto se mantinha em pé ou fazia qualquer movimento que envolvesse estar com os pés no chão. Com isso, Maria Paula passou a usar andadores, bengalas, órteses, até chegar na cadeira de rodas, da qual, segundo a jornalista, a transformou como pessoa.

A cadeira de rodas, conforme a fotógrafa, a levou a ter menos dependência das pessoas, redução de dores e mais liberdade, o que as outras ferramentas não a ajudavam, e traziam mais desconforto para Maria.

A ativista diz “a cadeira de rodas me fez ver cada vez mais a necessidade de uma sociedade mais acessível, com um olhar mais atento às pessoas com deficiência, e entender que não só pessoa com deficiência, mas, além, saber que esse público tem desejos, vontades, talentos e habilidades”.

Vieira conclui que a pessoa com deficiência “é uma pessoa como qualquer outra com suas limitações e com suas questões, esses quesitos foram abrindo meu olhar para o entendimento da vivência de uma pessoa com deficiência quanto menos passibilidade de ser uma pessoa com deficiência, menos capacitismo a gente passa a viver” explica.

inclusão Sem Barreiras

©2023 inclusão sem barreiras criado por: Gilmar Schardosim com  Wix.com

bottom of page